A importância da comunicação no ambiente de trabalho.

Pessoal,

Quero falar sobre um problema que acontece em muitas empresas e em vários relacionamentos que é a comunicação ineficiente entre as pessoas.

Quando uma pessoa não se expressa com clareza, pode gerar má compreensão de funções e retrabalho desnecessário. Além disso, desentendimentos se tornam mais frequentes e a equipe menos unida, logo, ineficiente. Comunicação é a forma que conseguimos dizer para os outros como somos e o que pensamos e, quanto mais fizermos isso da forma certa, melhores serão os resultados.

É importante se responsabilizar pelo que é falado: “Somos responsáveis por tudo o que falamos e também por uma parcela do que é entendido. Não somos totalmente responsáveis pelo que o outro entendeu, mas podemos ajudá-lo a compreender o que estamos comunicando”.

É necessário saber o que falar antes de começar a conversa e ir direto ao ponto ajuda a manter o foco, pois a comunicação eficaz vai além de falar de forma calma e clara, é fazer gestos enquanto você está falando e sempre ser direto e objetivo.

Outro ponto muito importante para manter uma comunicação eficaz é sempre prestar atenção no que o outro tem a falar, não apenas refutar sem entender completamente o que foi dito, afinal, a comunicação existe para exteriorizamos o que temos dentro de nós, expressarmos nossos pensamentos, desejos, gostos e opiniões.

Quando você forem exteriorizar o que você estão pensando e fazendo pensem antes de transmitir essa informação, pois isso ajuda muito no entendimento do outro.

 

Bjo grande Leila coach